Karlheinz Stockausen
Karlheinz Stockhausen nasceu na Alemanha em Mödrath no dia 22 de Agosto de 1928 e Kuerten, 5 de Dezembro de 2007 foi um compositor alemão de música contemporânea.


Stockhausen compôs 316 obras. As suas primeiras 36 partituras foram publicadas pela Universal Editions, em Viena, mas desde que foi fundada em 1975, a Stockhausen-Verlag tem publicado todo o seu trabalho. Em 1991, a Stockhausen-Verlag começou também a editar CDs: a colecção Stockhausen Complete Edition, que inclui até ao momento todas as partituras, livros e CDs que Stockhausen produziu. Desde 1998, realiza-se anualmente a Stockhausen Courses Kürten, para compositores, intérpretes, musicólogos e público.Em 1977, Stockhausen começou a compor a obra de teatro musical. Desde do início até aos dias de hoje, a música de Stockhausen pode ser classificada como “Música Espiritual” .
Stockhausen percorreu um caminho bastante longo e proveitoso nos seus primeiros trabalhos eletrônicos. Foi capaz de desvencilhar-se do serialismo que dominava o estúdio de Colônia para produzir duas obras-primas dos começos da música eletroacústica. Não seria exagero dizer que ele lançou as bases do gênero (com a ajuda de alguns colegas compositores), uma vez que foi capaz de chegar a uma síntese entre a Elektronische Musik e a musique concrète. Stockhausen ainda compôs mais alguns trabalhos excepcionais (tais como Telemusik e Hymnen) e abriu caminho para muitos compositores jovens que passaram a dedicar-se ao meio eletrônico. Depois de começos muito humildes, o gênero cresceu até oferecer uma vasta gama de possibilidades artísticas. Em grande medida, graças ao trabalho de Karlheinz Stockhausen.
Principais obras de Stockhausen:
- Stimmung (1968)
- Klavierstück IX (Live 2002)
- Inori (1973/1974)
- Cosmic Pulses (2007)
- Cosmic Pulses (2007)
- Oktophonie - 1990-91